O que são
As embalagens de madeira podem ser classificadas em vários tipos, de entre os quais de destacam: caixas, paletes, contentores-palete, bobines e barris de madeira. Estas embalagens são utilizadas no transporte, armazenamento e distribuição de variadíssimos produtos.
Caixas
Poderemos encontrar caixas das mais diversas formas e tamanhos, a sua classificação pode ser feita da seguinte forma.
Caixas "ligeiras"
Pequenas caixas de charutos, vinhos, queijos, etc. São caixas fabricadas normalmente com madeira de pinho ou choupo. Destacam-se as caixas de madeira para horto-frutícolas pela sua abundância e uso generalizado.
Caixas "pesadas"
Caixas de grandes dimensões normalmente para transporte e acondicionamento de peças de grandes dimensões, como por exemplo, motores de automóveis.
Paletes
As paletes de madeira, são utilizadas no transporte de todo o tipo de produtos, e são consideradas indispensáveis quer para a racionalização e optimização de cargas, quer para a protecção dos produtos.
Segundo a norma ISO 445 uma palete é uma plataforma rígida, de altura mínima compatível com a movimentação por meio de porta-paletes e/ou empilhadores ou outros equipamentos apropriados, utilizada como suporte para grupagem, empilhamento, armazenamento, movimentação ou transporte de cargas e mercadorias.
Existem paletes de várias dimensões e estruturas, por exemplo, paletes de 1 ou 2 pavimentos, de 2 ou 4 entradas, etc., com pesos variáveis entre 15 e 25 Kg, dependendo do tipo e do fim a que se destinam.