Área Restrita a Associados
Login
Password
 
 
 
 
Pesquisa
Subscrever Boletim

Distribuidores e consumidores

A distribuição, ou seja os operadores económicos que adquirem, distribuem e comercializam produtos embalados, colocando-os à disposição de outros agentes económicos ou dos consumidores, através de um ou mais canais, em pontos de venda próprios ou por qualquer forma de venda, em território nacional, estão segundo a legislação relativa à gestão dos resíduos de embalagens, obrigados a apenas poder comercializar produtos cujas embalagens estejam de acordo com a lei, ou seja, que tenham certificado Ponto Verde e provenientes de fornecedores aderentes à SPV (ou que tenham um sistema de consignação próprio).

Além disso, é aos distribuidores que compete a gestão e destino final das embalagens dos produtos de marca própria e dos que importam directamente, podendo também eles transferir essa responsabilidade para a SPV.

Dentro do sistema integrado, da SPV, a distribuição é representada pela Dispar, sociedade de participações que agrupa o sector da distribuição e do comércio. Esta organização agrega a quase totalidade dos distribuidores nacionais bem como associações representativas de sectores do comércio e da distribuição e representa cerca de 20% do capital da Sociedade Ponto Verde.

Consumidores

Em casa, o Consumidor final separa as embalagens usadas por tipo de material, depositando-as nos locais próprios - ecopontos e ecocentros - disponibilizados pelas Autarquias para o efeito.


Voltar à página anterior